Entenda o conceito e como usá-lo ao seu favor
Quando se fala em marketing muito se pensa, antigamente imaginava-se que está relacionado à mídia, publicidade, propaganda e tudo que envolve promoção. Hoje imediatamente vem a mente o Marketing Digital, mas marketing é muito mais que isto. E neste ponto encontramos de novo o marketing raiz! “Precisamos entender o que o marketing vai além do digital e várias ferramentas são apenas canais de comunicação e/ou vendas e não o conceito todo”, revela o especialista em Soluções de Marketing Luciano Auto.
O marketing raiz é o conjunto de conceitos, estratégias, táticas e ferramentas que ajudam a melhorar o faturamento da empresa, além de atrair mais clientes. “Ele é o ‘rememorar’ o básico do marketing e seus 4Ps – produto (ou serviço), preço, praça (ou distribuição) e promoção além dos impactos que cada um terá no resultado da performance da empresa”, explica a Diretora de Marketing Fabíola Regadas.
Observa-se que hoje, muitas empresas têm um fraco desempenho por perderem o contato com a forma mais profunda de marketing. “Com tanta informação, os empresários ficam perdidos e acabam não atingindo o objetivo por usar o marketing de forma equivocada e não planejarem corretamente”, afirma Luciano.
Marketing raiz x Marketing digital
Alguns confundem marketing com comunicação e publicidade. “Sendo que comunicação e publicidade é a mesma coisa de promoção, ou seja, é apenas um ‘P’ do marketing, apenas um fator. O que se chama de marketing digital, na verdade, é uma ferramenta de comunicação inserida no marketing raiz, logo, deveria ser chamado de comunicação digital e não marketing digital”, esclarece Fabíola.
Como aplicar no dia a dia?
Antes de tudo é preciso estudar cada fator. Com a evolução do marketing, temos que considerar as pessoas e suas necessidades, desejos e experiências. “A vantagem primordial para empresa é poder desenvolver um plano estratégico de marketing assertivo e alcançar os resultados pretendidos. Além disso, é possível economizar aplicando o marketing raiz, sem abrir mão de ferramentas digitais, o segredo é conciliar ferramentas tradicionais com ferramentas modernas”, acreditam os especialistas.
Fontes: Fabíola Regadas – Publicitária com Pós Graduação em Marketing. Atualmente, é Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Produto na Insight, Estratégia Imobiliária.
Luciano Auto – Administrador com Mestrado em Comportamento do Consumidor hoje atuando como Especialista em Soluções de Marketing, Mentor e Palestrante.
atualizado em 03/11/2021 - 11:42