Conheça os principais mitos e verdades em relação aos dentes de mulheres gestantes

O período de gravidez é uma das fases preferidas entre muitas mulheres, mas, principalmente entre as mães de primeira viagem, este também é um período de muitas dúvidas, especialmente em relação a saúde. Quando se trata dos dentes e outros componentes da boca, não é diferente. Afinal, nesta fase o organismo sofre diversas alterações e precisa ser cuidado da maneira adequada.

A cirurgiã dentista, especialista em periodontia, Ludimilla Abi-Saber Toledo, explica que durante a gestação os hormônios funcionam de maneira diferente e, consequentemente, as funções da boca são alteradas. “Exatamente por isso, elas precisam intensificar os cuidados nessa fase para evitar o acúmulo de bactérias prejudiciais a saúde da mãe e do bebê”, completou.

Outro fato comum nesta época é a diminuição da saliva. “Além de auxiliar no equilíbrio da flora bacteriana, a saliva é fundamental para  evitar que os alimentos grudem nos dentes e no restante da boca, fazendo uma auto-limpeza”, indicou.

Enjôos

O refluxo causado pelos enjoos comuns para mulheres grávidas também é outro problema que merece atenção. Ludimilla esclarece que essa condição aumenta o nível do ácido gástrico na boca. “Isso pode causar a corrosão do esmalte dentário e tornar os dentes mais sensíveis e suscetíveis a cáries”, ressaltou Abi-Saber.

Doenças periodontais

O estrógeno e a progesterona também são hormônios produzidos com intensidade durante a gestação. Os dois são responsáveis por deixar a resposta do organismo mais intensa, deixando a gengiva mais susceptível ao desenvolvimento de doenças durante a gravidez, dessa maneira, o risco de desenvolver alguma doença nessa região aumenta. “Os problemas causados pelas doenças periodontais, ou seja, doenças que acometem as gengivas, podem causar danos sérios como infecções e, até mesmo, serem responsáveis por um parto prematuro dependendo da gravidade da doença”, alertou.

Por esse motivo, a cirurgiã dentista destaca a importância de cuidar bem da saúde bucal e procurar um especialista regularmente. “O ideal é intensificar os cuidados diários e sempre buscar auxílio profissional. Afinal, cada organismo reage de uma maneira. Portanto, é necessário estudar cada caso com atenção e entender as necessidades de cada mãe nesse momento, Além do mais, caso você esteja planejando engravidar, um tratamento odontológico prévio previne o aparecimento de doenças durante a gravidez”, concluiu.

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.


comentários